A história da umbanda no brasil é marcada desde sua fundação pela intensa publicação de livros doutrinários e literários escritos por diferentes correntes litúrgicas, representantes também de diferentes associações políticas. Seguindo a trajetória de um dos maiores autores atuais da umbanda paulista, a presente dissertação analisa a emergência de uma nova corrente umbandista. Criada por Rubens Saraceni no final dos anos 90, a chamada magia divina insere nos terreiros umbandistas a utilização de mandalas, oferecendo aos antigos símbolos umbandistas uma nova roupagem, ligada aos movimentos esotéricos e modernos urbanos. Alcançando novos públicos, a expansão dessa nova umbanda "energética", mescla no terreiro a sala de aula e o altar. A inserção dos cursos e práticas da magia divina nos terreiros apresenta implicações variadas, como a formação de uma rede de terreiros interligados e o aparecimento de grupos e representantes com intuito de fortalecimento e unidade dentro da umbanda. Este esforço de doutrinação e padronização das práticas ao lado da inserção de uma nova chave de resolução de conflitos, parece nos oferecer pistas a respeito do próprio movimento umbandista contemporâneo, parte do cenário religioso maior do que a própria umbanda.
Entre a lousa e o altar: a inserção da magia divina de Rubens Saraceni nos terreiros de umbanda no Estado de São Paulo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Capelli, Carolina
Sexo
Mulher
Orientador
Andrello, Geraldo Luciano
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
São Carlos
Programa
Antropologia
Instituição
UFSCAR
Idioma
Português
Palavras chave
Umbanda
Magia Divina
Rubens Saraceni
Literatura Umbandista.
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1990
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8817