O objeto desta tese são as trajetórias e as obras de um conjunto de cineastas “paulistas” que, segundo nossa hipótese central, estiveram situados ao longo das décadas de 1960 e 1970 num “entre-lugar”, tendo, de um lado, o Cinema Novo como principal referência estético-cultural e grupo dominante da época e, de outro, as condições de produção cinematográfica que se apresentavam em São Paulo, onde se destacava como polo produtor a chamada Boca do Lixo, lócus de produção eminentemente comercial. Roberto Santos (1928-1987), Luiz Sérgio Person (1936-1976), Maurice Capovilla (1936- ), Sérgio Muniz (1935- ), João Batista de Andrade (1939- ), Francisco Ramalho Jr. (1940- ) e Renato Tapajós (1943- ) formam esse conjunto de cineastas. Entre o “cinema de autor” e a inserção mais direta na dinâmica da indústria cultural (não só na proximidade com a Boca do Lixo, mas também nos trabalhos para a publicidade e a televisão), suas trajetórias são irregulares e não encontram lugar determinado na história do cinema brasileiro. Como desdobramento da hipótese central, sugerimos que as condições do “entre-lugar” somadas ao fato de se situarem na metrópole paulistana renderam a esses cineastas perspectivas diferentes daquelas de seus contemporâneos, destacando-se em sua filmografia uma vertente singular de abordagem das contradições da modernidade urbana capitalista, em que se colocam em tela questões como o trabalho alienado, a indústria cultural e a reificação das relações sociais. Tomando como referencial teórico basilar as proposições de Raymond Williams (1977, 2000, 2011a), a tese não pressupôs dicotomia entre abordagens “externalistas” e “internalistas” das produções culturais, entendendo que estas são parte de um processo social a ser deslindado na interrelação entre seus elementos. Desse modo, as trajetórias dos cineastas são consideradas em relação umas às outras, ao meio cinematográfico e ao contexto sócio-histórico, assim como são analisadas as obras fílmicas por eles produzidas, examinando-se os significados que elas trazem em sua construção audiovisual.
Enquanto isso, em São Paulo...: à l´époque do Cinema Novo, um cinema paulista no "entre-lugar"
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Leme, Caroline Gomes
Sexo
Mulher
Orientador
Ridenti, Marcelo Siquiera
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
Campinas
Programa
Sociologia
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Cinema brasileiro
Cinema Novo
Cinema paulista
Modernidade
Indústria cultural
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Anos 1960-1970
Localização Eletrônica
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