A encruzilhada do rap: produção de rap em São Paulo entre 1987 e 1998 e seus projetos de viabilidade artística

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Carvalho, Paula Costa Nunes de
Sexo
Mulher
Orientador
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
música popular
rap nacional
sociologia da cultura
indústria cultural
samples
Resumo

Esta dissertação de mestrado busca entender a inserção do rap no campo da música popular brasileira a partir da análise do caso paulista, entre os anos de 1987 e 1998. Para compreender este processo, o trabalho remonta um histórico de festas realizadas por pessoas negras na cidade de São Paulo, especialmente a partir do final dos anos 1950. A partir do fim da década de 1960, surgem na cidade diversas equipes de bailes black, elemento que seria crucial para o surgimento do rap, pois seria à sonoridade dessas festas que o rap se remeteria, através do uso de samples (recortes curtos de trechos de outras músicas), num resgate de memórias coletivas negras. A pesquisa também buscou recompor uma morfologia, através do levantamento de mais de 180 discos de rap lançados neste período e suas respectivas gravadoras, para entender como funcionava a dinâmica do gênero desde o seu surgimento: a partir de concursos nestes bailes black, alguns grupos seriam escolhidos para gravar as primeiras músicas em coletâneas, e os mais bem sucedidos conseguiriam gravar discos solo. A partir desse primeiro momento, surgem grupos mais destacados na cena do rap paulista – os Racionais MC's e o Sampa Crew, espécie de pólos opostos quando constrastados. De um lado, o rap paulista se consagraria no pólo intelectualizado por sua postura fechada, de confronto e de contestação. De outro, acataria sugestões de produtores musicais para deixar a sua sonoridade mais comercial, rumo à entrada em grandes gravadoras. Seria absorvido, também, como uma novidade para o público jovem, através do circuito entre a publicidade, a produção de videoclipes e o canal de TV MTV. Por fim, a pesquisa analisa a polêmica do rap como um suposto "fim da canção" a partir da objetivação dos agentes (intelectuais, jornalistas e artistas) que a suscitaram e do confronto de teses como a da "linha evolutiva da música popular brasileira" com a própria história que o rap resgata.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1987-1998
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-09092020-190245/pt-br.php