O presente estudo procurou desvelar e compreender sentidos de práticas educativas de famílias moradoras de um bairro de baixa renda no município de São Paulo. Desvelar sentidos de práticas educativas dessas famílias foi primeiramente adentrar em seus mundos, contextualizar suas vivências e para isso foi importante e relevante conhecer e considerar suas peculiaridades, pois a intenção dessa pesquisa não foi generalizar os sentidos de práticas educativas familiares. O sentido é compreendido nesse trabalho, como o caminho para onde apontam tais práticas, ou seja, o rumo e a direção das práticas configuradas a partir das narrativas obtidas pelas entrevistas com essas famílias. É importante lembrar que sentido dá-se em situação, isto é, num espaço e tempo, num determinado contexto ou época, portanto o que emergiu nesse trabalho foi referido à investigação que aqui se realizou. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica existencial. Participaram do estudo duas famílias de alunos de uma EMEF da região onde moram. Com essas famílias foram feitos dois encontros para a realização de entrevistas reflexivas, segundo a proposta de Szymanski, além dos depoimentos coletados em reuniões coletivas. A análise dos dados inspirou-se na Fenomenologia Existencial de cunho hermenêutico para se desvelar os sentidos das práticas educativas no discurso dessas famílias. Os resultados alcançados apontam que as práticas educativas das famílias estudadas revelam um sentido que expressa a responsabilidade de ser pai e mãe e de assumirem o papel de educadores de seus filhos, instrumentando-os para uma vida melhor. Não observamos uma prática dialógica, mas de imposição e obediência, porém essa imagem de família educadora e comprometida na educação dos filhos, muitas vezes não se adequa ao conceito que alguns educadores têm sobre as famílias de classes populares
Desvelando sentidos de práticas educativas de famílias de classes populares: um estudo realizado com famílias de baixa renda de um bairro no município de São Paulo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Cruz, Shirley Pires
Sexo
Mulher
Orientador
Szymanski, Heloisa
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Psicologia da Educação
Instituição
PUC-SP
Página Inicial
1
Página Final
72
Idioma
Português
Palavras chave
práticas educativas
famílias de classes populares
comunidade e escola
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16456