Como a prática de uso dos uniformes escolares se configurou nas escolas públicas do estado de São Paulo entre os anos de 1950 a 1970? Este trabalho procura contribuir para a compreensão do modo pelo qual os uniformes escolares foram retratados pela imprensa educacional, seja mediante artigos assinados por autores prestigiados pelo campo, seja pelas propagandas que intercalavam os textos em questão. Pretende ainda examinar a percepção dos alunos acerca dos uniformes escolares por meio do estudo do jornal escolar e as prescrições relacionadas ao uso deste vestuário nos manuais pedagógicos. Além disso, a legislação educacional vigente no período estudado complementa a análise. O período estudado compreende a época de expansão da escola pública no estado de São Paulo, quando as oportunidades de educação pública passaram a estender-se a significativas parcelas da população que antes estavam à margem deste processo. Busca-se com esta pesquisa identificar como a obrigatoriedade material de uso dos uniformes acompanhou a oferta de vagas à população mais carente de recursos. Ainda foi necessário buscar compreender um quadro geral acerca da história da educação no Brasil no período, de modo a conhecer os eventos que marcaram a história nacional e acabaram por influenciar as políticas públicas educacionais. O trabalho está dividido em três partes: a primeira parte é composta pela "Apresentação", na qual são descritos os objetivos da investigação e por um primeiro capítulo intitulado "Modos de Produção do Trabalho", em que são apresentadas as fontes consultadas e a forma como as mesmas foram exploradas e incorporadas ao estudo. A segunda parte traz considerações acerca da história da educação e elementos acerca da história do vestuário, constituindo o capítulo II. A terceira parte apresenta a análise do uniforme escolar enquanto objeto de estudo histórico a partir do exame das fontes e é constituída por quatro capítulos: III "Decentemente trajados e com asseio"; IV "Criança Calçada, Criança Sadia!"; V "A professora não deve ir para a aula nem vestida de 'andar em casa', nem como se fosse para uma festa"; VI "Deveres do bom aluno: capricho, ordem e limpeza"; e um esforço de síntese busca retomar os principais elementos explicativos a que se chegou, sob a forma de "Considerações finais".
"Criança calçada, criança sadia!": sobre os uniformes escolares no período de expansão da escola pública paulista (1950/1970)
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Katiene Nogueira da
Sexo
Mulher
Orientador
Catani, Denice Barbara
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.48.2006.tde-29062007-152705
Ano de Publicação
2006
Programa
Educação
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Cultura escolar
Expansão do ensino
História da educação
História do vestuário
Práticas escolares
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1950-1970
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29062007-152705/pt-br.php