A Geografia, como ciência social, contribui para o processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis da educação básica e procura formular e aprofundar, ao longo dos anos, a interação entre sociedade e natureza, analisando as modificações causadas ao ambiente. A Educação Ambiental (EA) constitui um saber interdisciplinar e possui um conjunto de formulações teóricas capazes de formar conceitos que apreendam os complexos processos sociais e os riscos ambientais que se intensificam a cada dia, valendo-se muito da contribuição da Geografia. O presente trabalho busca avaliar a importância da aplicação de técnicas e práticas de ensino no âmbito da EA, em áreas de potencial hídrico. O bairro de Estoril, no Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, São Paulo, foi a área escolhida para este estudo, tendo em vista seu processo de degradação socioambiental provocado pela industrialização e pela urbanização aceleradas, que ocorreram na área metropolitana de São Paulo, desde a segunda metade do século XX. Trata-se de um estudo necessário, com o objetivo de contribuir para a identificação das questões socioambientais vivenciadas pelos alunos de São Bernardo, em sua realidade espacial local. A proposta do trabalho criou situações que pudessem propiciar o aprendizado e a compreensão do aluno, pois a geografia escolar, ao desenvolver os estudos sobre bairro, rua, escolas, procura fazer com que o aluno se identifique como agente social de transformação e, posteriormente, de desenvolvimento. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas leituras sobre a Represa Billings no contexto do ensino de geografia e da educação ambiental. Na pesquisa de campo, constatou-se que a EA proporciona atividades indispensáveis, na busca de soluções contra o agravamento dos problemas ambientais, enfrentados em diferentes escalas no mundo. A utilização de materiais de orientação em campo - como mapas, fotos, informações secundárias sobre o local pesquisado - auxiliou no conhecimento do lugar, assim como as observações e discussões feitas despertaram a responsabilidade dos estudantes em relação aos cuidados com essas áreas e com a multiplicação desses conhecimentos para futuras gerações.
A contribuição da geografia escolar para uma educação ambiental crítica e emancipatória: o caso do Bairro Estoril de São Bernardo do Campo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Farias, Rosana Amália Singh
Sexo
Mulher
Orientador
Buitoni, Marisia Margarida Santiago
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Geografia
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Educação ambiental
Ensino de geografia
Impactos ambientais
Conservação
Resumo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Bernardo do Campo
Bairro/Distrito
Estoril
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2010-2012
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12302