Abordagem cultural na pratica pedagógica: uma experiência com o teatro de bonecos

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Miachon, Emile
Sexo
Mulher
Orientador
Nascimento, Clara Germana de Sa Gonçalves
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
Campinas
Programa
Educação
Instituição
UNICAMP
Página Inicial
1
Página Final
197
Idioma
Português
Palavras chave
aprendizagem
política cultural
riso
escolas
arte e educação
Resumo
A pesquisa enfoca o trabalho artístico e suas potencialidades para o aprendizado e a formação dos indivíduos. Nossa experiência referenda-se a um grupo
de Teatro de Bonecos e nosso locus é a escola pública, enquanto lugar de encontro, entre o espetáculo teatral e a reação da platéia. Esta ação cultural que rompe com as rotinas
escolares, pode instigar a construção de conhecimentos pela experiência estética. Explicitamos o viés das sensibilidades, para além da racionalidade instrumental e da lógica
mecanicista. Buscamos pistas e ressonâncias nos olhares dos espectadores para esboçarmos uma concepção de educação, que valoriza elementos de diferentes culturas, especialmente
a cultura popular, que inclui, amplia possibilidades, liberta pela reflexão crítica e forma as consciências. Aproximamo-nos das questões referentes ao Teatro de Bonecos, dialogando
com seus elementos: quadros, episódios, cenas, temas, técnicas de manipulação, riso, grotesco, musicalidade, dança, estrutura dramática, focando a reação do público. Nosso
objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre o Teatro de Bonecos no Brasil, em seu contexto histórico, formado pela colonização e domínio de fora, resgatando seu sentido de
resistência expressa na cultura popular. Destacamos nessa abordagem o riso, o elemento cômico e suas possibilidades para auxiliar na formação, de ser re-significado, resgatando
sua ambigüidade. As escolas, inseridas na sociedade moderna, ao se abrirem para novas experiências, podem ampliar o aprendizado, que, necessariamente, inclui a cultura no
seu cotidiano. Pretendemos conscientizar educadores e artistas sobre a necessidade de pesquisas na área. As dificuldades deste trabalho artístico e o sentido de ruptura do
mesmo são abordados, buscando condições para fomentarmos políticas culturais, que ajudem a manter vivo o Teatro de Bonecos, como uma das opções para se garantir o acesso de
todos a diferentes expressões artísticas, enriquecendo assim seu capital cultural.
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366860