Este artigo tem como objetivo apresentar as relações sociais entre bolivianos e brasileiros em escolas da cidade de São Paulo, entendendo que a escola é um espaço privilegiado para aproximar imigrantes à sociedade receptora. No entanto, do ângulo desses imigrados, o trabalho intensivo nas confecções, a moradia precária e a língua nativa podem dificultar sua inserção. Além disso, o preconceito e as diferenças culturais dificultam a sociabilidade com os brasileiros. Por fim, do ponto de vista escolar, tais dificuldades transparecem e não se avança na direção do “multiculturalismo” enquanto meio para superar esta problemática. Os resultados apontam que a inserção dos bolivianos é bastante difícil e complexa, até mesmo para a segunda geração (filhos dos imigrantes). Há manifestações de “novo racismo”, no sentido de certa hierarquização das alteridades. Apesar de as escolas realizarem trabalhos pontuais de intervenção e prevenção, não há “políticas multiculturais” que apontem soluções de longo prazo.
Um desafio à escola brasileira: relações sociais inclusivas entre alunos bolivianos e brasileiros
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Pucci, Fabio Martinez Serrano
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Véras, Maura Pardini Bicudo
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2022
Idioma
Português
Palavras chave
Bolivianos
Imigração
Educação
Alteridade
Sociabilidade
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1086