O artigo tem como objetivo identificar as alterações no tecido urbano, especialmente as que se referem à moradia, que vêm ocorrendo no contexto dos megaeventos da cidade do Rio de Janeiro, e o tratamento dado pelo marketing e pelos meios de comunicação às mudanças na dinâmica socioespacial da cidade. Através da análise de conteúdo de notícias, o trabalho procura refletir sobre a forma como o discurso jornalístico e o branding naturalizam a modificação urbana através, principalmente, da espetacularização da cidade a contrapelo de toda e qualquer disputa social que possa existir nos territórios modificados pelo propósito do consumo.
Transformações e conflitos na área portuária da cidade do Rio de Janeiro: megaeventos esportivos, mídia e marketing urbano
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Sant'Anna, Maria Josefina Gabriel
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Gonçalves, Livia Maria Abdalla
Sexo:
Mulher
Código de Publicação (DOI)
10.12957/irei.2015.20153
Título do periódico
Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares
Volume
17
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Página Inicial
378
Página Final
396
Idioma
Português
Palavras chave
Megaeventos
Moradia
Mídia
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Zona
Zona Central
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Centro, Gamboa, Saúde, Santo Cristo, Caju
Localidade
Zona portuária do Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2013-2015
Localização Eletrônica
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/20153/14544