Significados das emoções no futebol brasileiro e argentino: um diálogo em contextos etnográficos distintos

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Bandeira, Gustavo Andrada
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Hijós, Maria Nemesia
Sexo:
Mulher
Título do periódico
Fulia
Volume
2
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Belo Horizonte
Idioma
Português
Palavras chave
Emoções
Masculinidade
Consumo
Futebol
Resumo

Neste trabalho, pretendemos destacar como as emoções são narradas e representadas em dois contextos etnográficos distintos. No primeiro contexto etnográfico se procurou observar um currículo de masculinidade nos estádios de futebol em Porto Alegre, Brasil. Nosso segundo contexto é uma investigação acerca dos processos de ‘modernização’ da gestão esportiva em um clube de futebol, em Buenos Aires, na Argentina. Nos propomos a interpretar de que modo emoções e sentimentos são entendidos para a construção de masculinidades ou para as narrativas comercias do ‘produto futebol’. Se, em alguma medida, o amor e as emoções permitiriam questionar os ditos hegemônicos da cultura ao tensionar as permissividades de performatividades de gênero ou de uma lógica cartesiana de causa e efeito ou da necessidade produtiva, elas também podem enquadrar os sujeitos repetindo disputas de gênero e de consumo. Essa experiência afetiva não é nem uma contestação absoluta às normas vigentes nem uma aceitação total das mesmas. Ela seria mais bem entendida como um campo de possibilidades de vivências, de pertencimento e construção de subjetividade. Talvez os afetos estejam em disputa e nos parece que lutar por essa causa seja bastante justo. 

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Rio Grande do Sul
Referência Temporal
2017
Localização Eletrônica
https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13795/10977