O papel das políticas públicas e dos atores locais no desenvolvimento da prática esportiva: um estudo de caso

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Spithourakis, Christian
Sexo
Autor(es) Secundário(s)
Ferreira, André
Abdalla, Márcio
Sexo:
Sexo:
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
Ano de Publicação
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Palavras chave
Políticas públicas
Volta Redonda
Resumo

Visando se preparar para os megaeventos esportivos que ocorreram no país (as Olimpíadas em 2016 e a Copa do Mundo em 2014), o estado do Rio de Janeiro criou o Índice de Desenvolvimento Esportivo, que consistiu no mapeamento dos investimentos em esportes dos seus municípios. A cidade de Volta Redonda foi a primeira colocada neste ranking, sendo assim escolhida como objeto desta pesquisa, que teve como objetivo analisar as suas políticas públicas de esporte e os seus principais atores, buscando identificar características locais que foram relevantes para o alcance deste resultado. Na revisão foram abordados o conceito de políticas públicas e seus atores. O método utilizado foi o estudo de caso, por meio de um mergulho profundo na realidade pesquisada. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se como diferenciais do município: a capacidade de obter recursos por meio de editais e emendas parlamentares, sua infraestrutura esportiva e o perfil dos atores locais do campo.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa