Lugares próprios entre modos de ser distintos? A inserção das crianças que moraram no Japão

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Ueno, Laura Satoe
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i69.481
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Crianças
migração de retorno
Japão
Resumo

No presente texto, discutimos como as crianças costumam viver as mudanças entre culturas, em especial aquelas que retornaram do Japão. Apresentamos aspectos do processo de socialização envolvendo contextos culturais diferentes, bem como as implicações da migração na dinâmica das famílias e no desenvolvimento psicológico dos sujeitos, partindo de interlocuções teóricas entre as abordagens intercultural e psicodinâmica. Consideramos que os fatores sociopolíticos são fundamentais na compreensão das perdas, conflitos e desafios envolvidos nos deslocamentos. No âmbito da educação, temos observado que a escola costuma reproduzir descontinuidades em vez de assegurar a ‘possibilidade de ser’ da criança na transição entre culturas diferentes.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Japão
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/481