Lei do desmanche, PCC e mercados

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Feltran, Gabriel
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Rocha, Rafael
Maldonado, Janaina
Zambon, Gregório
Gobbi, Fernanda
Sexo:
Homem
Sexo:
Mulher
Sexo:
Homem
Sexo:
Mulher
Código de Publicação (ISSN)
0103-2070
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.204351
Título do periódico
Revista Tempo Social
Volume
V. 35 N. 1 (2023)
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
17
Página Final
43
Descrição Adicional
Dossiê - Carros globais e a economia (in)formal de veículos


Feltran, G., Rocha, R., Maldonado, J., Zambon, G., & Gobbi, F. de. (2023). Lei do desmanche, PCC e mercados. Tempo Social, 35(1), 17-43. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.204351 - Dossiê - Carros globais e a economia (in)formal de veículos
Idioma
Português
Palavras chave
Roubo e furto de veículos
Segurança pública
Mercados ilegais
Métodos mistos
Resumo

No estado de São Paulo, as  notificações de roubos e furtos de veículos cresceram entre 2003 e 2014. Desde então, esse tipo de crime tem diminuído. O que explicaria essa  oscilação? Combinando experiências etnográficas e dados quantitativos, o artigo propõe um quadro analítico composto por três hipóteses  explicativas: (i) a implementação da “Lei do Desmanche”; (ii) as  transformações nas dinâmicas do Primeiro Comando da Capital e (iii) as mudanças econômicas associadas à indústria automobilística. Nossos  resultados sugerem que a  implementação da “Lei do Desmanche”, regulando o mercado  ilegal de autopeças, teve efeitos decisivos na diminuição da subtração veicular. As demais hipóteses sugerem efeitos acessórios que também  merecem atenção.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
São Paulo
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2003-2023
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/204351