Discute-se o processo de elaboração da favela como atração turística inserindo-o em um duplo contexto: no campo dos chamados tours de realidade e no fenômeno de circulação global da favela como trademark. Apresenta-se como referente empírico a Rocinha, caso paradigmático de “favela turística”, com passeios ocorrendo regularmente desde inícios da década de 1990 e com um volume de cerca de três mil turistas por mês. A metodologia envolve diferentes estratégias de pesquisa: entrevistas em profundidade com informantes qualificados, observações de campo e observação participante nos tours. O artigo encerra com algumas ponderações sobre a prática do turismo em áreas de pobreza.
A Favela e seus trânsitos turísticos
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Freire-Medeiros, Bianca
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.12660/oit.v2n2.5664
Título do periódico
Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Volume
2
Ano de Publicação
2007
Idioma
Português
Palavras chave
turismo
favela
Rio de Janeiro
pobreza
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Favela da Rocinha
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
https://periodicos.fgv.br/oit/article/view/5664