“Ilha da magia”, “Capital da qualidade de vida”, “Ilha do silício”. Por meio de discursos e imagens, diversas narrativas foram se transformando e se tornaram responsáveis por induzir as formas de ver e de dizer Florianópolis. Partindo do argumento de que o espaço participa da produção discursiva da cidade, o objetivo deste artigo é compreender o modo como as narrativas que constroem a Florianópolis atual foram empreendidas e modificadas entre 1975 e 2020. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise de documentos veiculados em jornais locais, revistas de circulação nacional e guias turísticos, os quais permitiram inferir os discursos difundidos por agentes hegemônicos locais. Florianópolis foi produzida inicialmente como cidade turística e vivenciou um período de promoção de um turismo elitizado. Chegou ao século XXI com uma imagem turística convergente a uma estratégia de city marketing mais complexa, que passou a atrair investimentos dos setores de indústria criativa e tecnologia, além de novos moradores de alto poder aquisitivo.
De “sol e mar” a “Ilha do silício”: narrativas midiáticas na promoção de Florianópolis (1975-2020)
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lenzi, Maria Helena
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Gonçalves, Tiago Cargnin
Andrade Neto, Gustavo Pires de
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202313
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
25
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
33
Idioma
Português
Palavras chave
Florianópolis
produção discursiva
narrativas midiáticas
cidade turística
city marketing
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Florianópolis
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Santa Catarina
Referência Temporal
1975-2020
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7179