De “sol e mar” a “Ilha do silício”: narrativas midiáticas na promoção de Florianópolis (1975-2020)

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lenzi, Maria Helena
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Gonçalves, Tiago Cargnin
Andrade Neto, Gustavo Pires de
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202313
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
25
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
33
Idioma
Português
Palavras chave
Florianópolis
produção discursiva
narrativas midiáticas
cidade turística
city marketing
Resumo

“Ilha da magia”, “Capital da qualidade de vida”, “Ilha do silício”. Por meio de discursos e imagens, diversas narrativas foram se transformando e se tornaram responsáveis por induzir as formas de ver e de dizer Florianópolis. Partindo do argumento de que o espaço participa da produção discursiva da cidade, o objetivo deste artigo é compreender o modo como as narrativas que constroem a Florianópolis atual foram empreendidas e modificadas entre 1975 e 2020. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise de documentos veiculados em jornais locais, revistas de circulação nacional e guias turísticos, os quais permitiram inferir os discursos difundidos por agentes hegemônicos locais. Florianópolis foi produzida inicialmente como cidade turística e vivenciou um período de promoção de um turismo elitizado. Chegou ao século XXI com uma imagem turística convergente a uma estratégia de city marketing mais complexa, que passou a atrair investimentos dos setores de indústria criativa e tecnologia, além de novos moradores de alto poder aquisitivo.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Florianópolis
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Santa Catarina
Referência Temporal
1975-2020
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7179