Yoga e atenção: os efeitos da prática de yoga em crianças pré-escolares com traços importantes de problemas atencionais

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Neuman, Marcella Barbosa
Sexo
Mulher
Orientador
Ramos, Denise Gimenez
Ano de Publicação
2015
Programa
Psicologia Clínica
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Psicologia do desenvolvimento
Crianças pré-escolares
Intervenção
Yoga
Comportamentos externalizantes
Resumo

É esperado que na idade pré-escolar a atenção esteja ainda em formação. Entretanto, as queixas de problemas atencionais nessa faixa etária têm justificado novos estudos sobre recursos terapêuticos eficientes para minimizar os prejuízos desses traços, especialmente no ambiente escolar. Poucos estudos foram encontrados sobre essa questão, apesar do recente aumento de indicações na literatura. Este estudo teve como objetivo observar os efeitos da prática da yoga nos traços de dificuldades atencionais e comportamentos externalizantes apresentados no ambiente escolar em crianças entre 4 anos e 6 anos e 11 meses. Esta pesquisa clínica e randomizada trata do desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma intervenção de prática de yoga de 11 semanas em duas escolas públicas na cidade de São Paulo. No total, 24 crianças foram triadas e distribuídas aleatoriamente entre grupo controle e grupo experimental. O método de avaliação usado foi a escala C-TRF. Os resultados demonstraram melhoras significativas nos problemas de atenção, comportamentos externalizantes e melhora no tempo de permanência na atividade. O estudo ainda discute fatores que contribuíram com os resultados da prática e com o desenvolvimento atencional na idade pré-escolar.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2012-2015
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15437