Este trabalho objetivou investigar a qualidade dos vínculos aluno-professor na atualidade, a partir de um Grupo de Reflexão de estudantes universitários. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática do pesquisador como docente e em sua observância da interferência dos vínculos como geradores de identificações, escolhas pessoais e profissionais dos alunos, ou seja, os fenômenos psíquicos que permeiam esta relação e as interferências na vida do aluno. Os participantes são estudantes de uma faculdades no interior do Estado de São Paulo, do segundo ano do curso de graduação em Pedagogia, cuja idade varia de 20 à 40 anos. Para desenvolvimento do estudo foi utilizada a técnica dos Grupos de Reflexão e o referencial teórico da Psicologia Psicodinâmica e das Psicoterapias de Grupo com base Analítica. Foi realizada análise qualitativa que revelou os fenômenos psíquicos que permeiam o vínculo aluno-professor. Os participantes fizeram uma busca ao passado nas suas primeiras relações com os pais e primeiros professores, para compreenderem as relações estabelecidas com os professores na atualidade. A vivência em grupo possibilitou a expressão e elaboração da forma que se estabelecem os vínculos pelo olhar e compreensão dos alunos. Mostraram que com tantas mudanças no campo da comunicação e das relações, há um lugar em que o professor é colocado no mundo psíquico dos alunos que determina os vínculos no presente.
VÍNCULO ALUNO-PROFESSOR NA ATUALIDADE: UM ESTUDO PSICOLÓGICO COM UNIVERSITÁRIOS.
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
ANGELA MARTINES MIRANDA
Sexo
Mulher
Orientador
ANTONIOS TERZIS
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
Campinas
Programa
PSICOLOGIA
Instituição
PUCCAMP
Página Inicial
1
Página Final
194
Idioma
Português
Palavras chave
ATUALIDADE
PROFESSOR
ALUNO
VÍNCULO
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004