Vai dar samba: o discurso amoroso do samba e a posição sujeito-mulher

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Tassia Gimenes Alves
Sexo
Mulher
Orientador
Silmara Cristina Dela da Silva
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Estudos de Linguagem
Instituição
UFF
Idioma
Português
Palavras chave
Análise de Discurso
Discurso musical (samba)
Feminismo
Mulher
Resumo

Partindo da premissa de que o samba é uma manifestação cultural de bastante expressão no Brasil, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, analisar seu discurso enquanto uma forma de construção e circulação de sentidos torna-se relevante. Nesse contexto, é possível observar no âmbito discursivo o processo de construção de sentidos que dependem das posições ideológicas em jogo na constituição dos dizeres. De modo a atender a essas demandas, a pesquisa em questão tem por objetivo analisar o modo como se constituem os sentidos acerca da mulher em letras de samba. Mais especificamente, tomamos como ponto de partida de análise, via Pêcheux (1969), as formações imaginárias projetadas para a mulher enquanto parte de um relacionamento amoroso com um homem, considerando a imagem que esse homem inserido nessa relação faz de si mesmo e do outro, que é no caso, uma mulher. Analisamos, assim, como as formações imaginárias de homem e de mulher são construídas, e que posições- sujeito são atribuídas à mulher no discurso amoroso do samba. A teoria feminista comparece como uma perspectiva feminina de olhar para a mulher e para os discursos a ela referentes. O discurso do samba não é apenas o corpus desse trabalho de pesquisa, mas também se estabelece como condição de produção para discursos relativos à mulher, ao materializar discursos da sociedade patriarcal brasileira. Com vistas a traçar tal percurso, lançamos mão da Análise de Discurso Pêcheuxtiana como teoria e metodologia, uma vez que entendemos que os sentidos têm uma história e só podem ser compreendidos em relação à materialidade linguística e às suas condições de produção. Com as análises, buscamos mostrar como se constituem os efeitos de sentido para as mulheres no discurso do samba, que por sua vez, entrelaçam-se aos dizeres sobre os homens nas letras de pagode romântico que compõem o nosso corpus. Nosso percurso nesta pesquisa permitiu-nos constatar que, no âmbito do samba, a posição-sujeito mulher constitui-se enquanto tal em relação à posição-sujeito homem, para quem é projetada no dizer a imagem do malandro, perpetuando, assim, o discurso machista.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
Século XX; Século XXI
Localização Eletrônica
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10149