O presente trabalho analisa a lógica de produção dos grupos teatrais Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS), e Engenho Teatral, de São Paulo (SP), procurando estabelecer a relação entre obra artística, modo de produção e atuação política como o conjunto do teatro político da atualidade. E de tal modo, busca-se situar os nexos dessa atuação artística como proveniente da consciência de classe no teatro contemporâneo. Assim, tratamos a problemática do teatro político mediante ao conjunto das relações sociais que a compreende, a partir das produções artísticas dos grupos. Na exposição que se segue, articulamos o debate teórico em que estão envolvidos esses grupos em relação ao pensamento estético, histórico e sociológico combinado com a descrição histórica e social dos grupos investigados. Partindo do pressuposto de que são grupos que se propõem a atuar através do teatro com posicionamento político pela e para a classe trabalhadora, analisamos as determinações sociais que reforçam a urgência de discutir e problematizar a existência do teatro político enquanto conceito e prática de grupos teatrais que atuam politicamente através de suas obras e formas de produção estético-políticas.
Um teatro com consciência de classe: produção estético-política dos grupos Ói Nóis Aqui Traveiz e Engenho Teatral
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Sousa, Renata Adriana de
Sexo
Mulher
Orientador
Dias, Marcia Regina Tosta
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
UNIFESP
Idioma
Português
Palavras chave
Teatro político
teatro engajado
produção teatral
Ói Nóis Aqui Traveiz
Engenho Teatral
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
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