Suíte Litúrgica Negra de Brasílio Itiberê II: um estudo interpretativo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Souza, Daniele Espindola O. Lopes de
Sexo
Mulher
Orientador
Breide, Nadge Naira Alvares
Código de Publicação (DOI)
31001017072P9
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
Brasil
Programa
Música
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Brasílio Ferreira da Cunha Luz
Estudo interpretativo
Resumo

Ao nos depararmos com elementos de uma cultura ritualística afro-brasileira, evocadas nos títulos dos três movimentos da Suíte Litúrgica Negra de Brasílio Itiberê Sobrinho: Xangô, Ogum e O Protetor Exu, indagamos se a relação entre o título da obra e os procedimentos musicais utilizados pelo compositor serviriam de referencial à resolução de aspectos de ordem interpretativa. No que diz respeito aos métodos disponíveis à associação de referenciais teóricos, optamos pelo estudo de caso. Desse modo, este trabalho se propôs através de uma abordagem indutiva, delinear, caracterizar e constatar a recorrência de elementos musicais pertinentes a linguagem musical utilizada pelo compositor na obra mencionada. Para tanto foram adotados os seguintes referenciais para a apreciação crítica: 1) José D'Assunção Barros (2008): A construção social da cor; 2) Pierre Verger (1980): Lendas Africanas dos Orixás; 3) Nicholas Cook (1987): A Guide to Musical Analysis; 4) Brasílio Itiberê II (1970): Mangueira, Montmartre e Outras Favelas; acoplado às considerações pontuais de Leonard Meyer (1956), entre outros. O recorte dos expedientes, a comparação e classificação dos elementos musicais que compuseram a linguagem musical desta obra, serviram de subsídios à compreensão, e por conseguinte, à construção interpretativa da Suíte Litúrgica Negra.

Autor do Resumo
Autor
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Século XX