Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Viana, Beatriz Pinto
Sexo
Mulher
Orientador
Marzari, Marilene
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
Mato Grosso
Programa
Sociologia
Instituição
UFMT
Idioma
Português
Palavras chave
Representação social
Religião
Religiosidade
Professor
Resumo
Este estudo tem como objetivo principal analisar as Representações Sociais de Religião dos Professores de Sociologia que atuam do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Cuiabá-MT, as quais, consequentemente, constituíram-se o objeto desta pesquisa. Os objetivos específicos visam: compreender a representação social de religião dos professores de Sociologia; entender o processo de constituição de religião na educação escolar e identificar a concepção de representação social dos professores em relação à religião. Para isso, desenvolvemos o seguinte problema de pesquisa: Qual a representação social de religião dos professores de Sociologia que atuam no Ensino Médio das escolas estaduais de Cuiabá-MT? A fundamentação teórica que norteou os estudos pautou-se em autores da Sociologia, como Émile Durkheim, Max Weber, Anthony Giddens, Georg Simmel entre outros e, em Moscovici, Jodelet, Sá, Guareschi e Jovchelovitch que abordam questões referentes à teoria das representações sociais. A pesquisa qualitativa teve, como procedimentos, levantamento de dados, entrevista semiestruturada e análise de documentos. A entrevista foi realizada com 12 professores licenciados em Ciências Sociais, que atuavam no Ensino Médio, e, por meio dela permitiu-se compreender a construção das representações de religião e religiosidade presentes em cada um desses indivíduos. A análise de documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs -, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNs - e as Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso – OCNs - contribuíram para a compreensão da inserção do conteúdo de Religião nas disciplinas de Ensino Religioso e de Sociologia. Outro instrumento utilizado foi o questionário que deu suporte para levantar o perfil dos sujeitos. O material de pesquisa foi tratado com base na Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin, e possibilitou levantar elementos comuns que foram agrupados tematicamente por categorias. Os resultados mostram que as representações dos professores a respeito de Religião encontram-se ancoradas na religiosidade, ligadas, principalmente, aos valores religiosos tradicionais e subjetivos, uma vez que evidenciam a presença do cristianismo em suas expressões. Os professores, em sua maioria, consideram a pertinência do conteúdo, mas afirmam que é necessário aprofundar os estudos a respeito da Sociologia das Religiões. A religião e a religiosidade apresentadas pelos professores produzem e reproduzem elementos de suas subjetividades e, consequentemente, não são passíveis de serem desvencilhadas do conjunto de valores, de emoções, de experiências e de práticas sociais internalizadas, ao longo da história de vida e, mesmo inconscientes, acabam interferindo no exercício profissional. |
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Cuiabá
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Mato Grosso
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://ri.ufmt.br/handle/1/2877