A produção de São Paulo como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014: um estudo do contraste entre as imagens criadas pela candidatura e o noticiário no período anterior à oficialização como um dos palcos do megaevento

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Lima, Raul Andreucci de
Sexo
Homem
Orientador
Carvalho, Monica Muniz Pinto de
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Copa do Mundo de 2014
Cidade global
São Paulo
cidade-sede
Resumo

Como o conceito de cidade global relaciona-se ao de megaeventos a ponto de torná-lo um status ainda mais cobiçado por cidades do mundo todo. Como São Paulo, postulante a cidade global, insere-se no processo de candidatura a cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, um megaevento organizado pela FIFA. Como funciona a candidatura de uma cidade a cidade-sede de uma Copa e, no caso paulistano, quem são os principais atores e a quais etapas tiveram de se submeter. O estudo do período anterior à oficialização de uma cidade como cidade-sede do Mundial. Quais os documentos, seus momentos, suas funções e, principalmente, como a candidatura paulistana vendeu a imagem de São Paulo. Como os jornais do mesmo período, entre dezembro de 2006 e maio de 2009, retratam a cidade. O contraste entre a imagem oficial de uma candidatura a megaeventos e a análise crítica de um jornal considerado parte da opinião pública.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2006-2014
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4416885