A tese está dividida em quatro partes independentes que se articulam em torno da mobilidade cotidiana no atual período técnico, científico e informacional. Para tanto, elegeu-se o processo de informatização do espaço da circulação e a organização eletrônica dos deslocamentos como forma de analisar as transformações nas práticas espaciais e no cotidiano metropolitano. Em primeiro lugar é feita uma análise histórica da institucionalização do urbanismo moderno e sua relação com o início da motorização dos deslocamentos. Em seguida são analisados os movimentos metropolitanos no período técnico, científico e informacional. O objetivo principal da pesquisa, a análise das transformações no cotidiano e nas práticas espaciais a partir do processo de informatização do espaço da circulação, impõe a construção de um sistema de idéias específico. Com base na mobilidade e na permanência, são analisadas as paisagens automobilísticas, suas relações com o modo de vida urbano, com os padrões de consumo e as práticas de lazer. É feita uma avaliação crítica das pesquisas de mobilidade e seus resultados, com ênfase nas desigualdades e segregações que marcam o desenvolvimento corporativo da cidade de São Paulo. Em seguida, discorre-se teoricamente sobre os conceitos de organização, informação, controle, regulação e vigilância do trânsito, com destaque para o panoptismo eletrônico e para a psicoesfera e a tecnoesfera, chaves para a compreensão do cotidiano. Pesquisas comportamentais evidenciam as principais teses deste trabalho. A cidadania mutilada e a imobilidade cotidiana que caracterizam os deslocamentos em São Paulo são tratadas de maneira conclusiva. A produção incompleta do espaço da circulação, suas regulações e ritmos são interpretados a partir do levantamento e mapeamento do conjunto técnico de organização eletrônica instalado em confronto com dados acerca dos acidentes de trânsito, uma verdadeira geografia da morte que contrasta com a institucionalização de uma fábrica de multas.
Práticas Espaciais e Informatização do Espaço da Circulação: mobilidade cotidiana em São Paulo
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
BALBIM, Renato Nunes
Sexo
Homem
Orientador
SOUZA, Maria Adélia Aparecida de
Ano de Publicação
2003
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Geografia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
tecnologias
transformações urbanas
espacialização
deslocamento
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
(N/I)