O objetivo dessa pesquisa é investigar como os profissionais, que têm sua atuação voltada aos adolescentes privados de liberdade, pensam o significado desse confinamento, bem como identificar qual é o entendimento que os familiares desses adolescentes têm sobre privação de liberdade. Esse estudo foi desenvolvido, por meio de questionário e entrevistas semidirigidas aplicados aos profissionais Juízes, Promotores, Defensores Públicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Pedagogos e aos familiares. O objetivo dessas entrevistas é demonstrar qual o olhar e o entendimento dos profissionais sobre o confinamento de adolescentes em medida socioeducativa de internação. Os questionários e as entrevistas foram analisados para uma melhor compreensão desse tema, a luz de outros estudos que contribuirão para dar corpo a essa análise. Nesse sentido, a pesquisa buscou aprofundar a reflexão sobre esse tipo de confinamento e contribuir para possíveis mudanças sociais.
O SIGNIFICADO DO CONFINAMENTO: COMPREENDER COMO PENSAM PROFISSIONAIS E FAMILIARES
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
IZETE PEREIRA DE SA
Sexo
Mulher
Orientador
MARCOS CEZAR DE FREITAS
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Guarulhos
Programa
EDUCAÇÃO E SAÚDE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Instituição
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Página Inicial
1
Página Final
101
Idioma
Português
Palavras chave
Confinamento
Medida Socioeducativa
Controle Sociopenal
Adolescente
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2014
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308786