Se a fascinação causada pela arte é inquestionável, sua autonomia enquanto esfera da vida social não o é. Para muitos sociólogos, a arte é, como toda atividade humana, socialmente construída e não está ligada apenas a elementos essencialmente estéticos. Dentro desta perspectiva, artistas, especialistas em geral, galeristas e compradores têm seu espaço e sua influência no mercado primário de arte contemporânea. O objetivo da tese de doutorado é compreender como funciona o mercado de artes plásticas no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 2010 e 2013. Através do circuito de produção e circulação das obras, analisar-se-á quem são seus integrantes, a influência que exercem na divulgação e legitimação de artistas e obras e a relação que cultivam entre si. Além disso, serão apontadas semelhanças e diferenças entre os mercados carioca e paulistano em relação ao mercado em outras cidades no exterior, principalmente o de Paris.
O mercado primário de Arte Contemporânea no Rio de Janeiro e em São Paulo
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Ferreira, Daniela Stocco
Sexo
Mulher
Orientador
Boas, Glaucia Kruse Villas
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia e Antropologia
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
sociologia da arte
mercado de artes plásticas
galerias de arte
compra e venda de obras de arte
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
País estrangeiro
França
Especificação da Referência Espacial
Paris
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2010-2013
Localização Eletrônica
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