O estudante do ensino medio e tecnico e a precarização do trabalho : perspectivas e adaptação : um estudo de caso de jovens estagiarios

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Almeida, Ada Maria de
Sexo
Mulher
Orientador
Silva Júnior, João dos Reis
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Campinas
Programa
Educação
Instituição
Unicamp
Página Inicial
1
Página Final
149
Idioma
Português
Palavras chave
estágios
ensino médio
ensino técnico
juventude
emprego
Resumo
Esta tese tem como objetivo apreender o processo de inserção do estudante de ensino médio e da escola técnica no mercado de trabalho por meio de estágios
sócio-culturais. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo e que se caracteriza como estudo de caso, compreende análise da documentação institucional e entrevistas
semi-estruturadas com diretores e alunos/estagiários de duas escolas públicas estaduais do município de Araraquara-SP. Verifica-se a percepção dos diretores das escolas e
de jovens sobre educação, trabalho e estágios considerando, estes últimos, parte de um movimento mais amplo de universalização do capitalismo e de reformas do Estado em que
empresas públicas e privadas utilizam uma mão-de-obra jovem, escolarizada, qualificada e disposta a desempenhar, com total dedicação e sem questionamentos, diversas atividades
no geral precarizadas, mal-remuneradas e destituídas de direitos, como forma de adquirir experiência e manter-se vinculada ao mercado de trabalho. Detecta-se que, nesse processo,
a escola cumpre, ao lado das agências de emprego, um papel ativo de intermediária e agenciadora de estudantes para empresas indicando e encaminhando, para os estágios, aqueles
já pré-aprovados pela instituição de ensino em comportamentos e atitudes - que se caracterizam como competências sociais em detrimento do saber escolar - úteis ao desempenho
do trabalho. Percebe-se ainda que o jovem estudante tem uma visão extremamente otimista, idealizada, fetichista e alienada sobre os estágios sócio-culturais, não compreendendo
sequer as bases sob as quais estão se realizando os estágios e, assim, está reproduzindo e legitimando os vínculos que se estabelecem entre escola/empresa no processo de inclusão
da juventude brasileira, atualmente um dos segmentos sociais mais vulneráveis e afetados pelo desemprego e pela precariedade, de forma subordinada, degradada, marginal, que
pode ser entendida como uma ¿inclusão excludente¿, no mercado de trabalho. Este jovem, embora denuncie viver em condições materiais de existência instáveis e sonhe, para o
futuro, com uma estabilidade profissional que possibilite o acesso à sociedade do consumo e à constituição da própria família, está, hoje, adaptado à instabilidade da vida
e do trabalho e incorporou o discurso dominante empresarial, escolar e da mídia, de educação contínua como único meio de atingir a mobilidade social
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Araquara
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I