O coralito Mackenzie e a contribuição dos jogos e brincadeiras musicais para crianças em processo de musicalização

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Valladão, Mario Francisco de Farias
Sexo
Homem
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
Coralito Mackenzie
Jogos
Brincadeiras
Educação Musical
Resumo

A pesquisa que deu origem a este trabalho teve por objetivo apontar que o papel pedagógico do jogo, a partir de relatos de experiências com o grupo pesquisado. O Coralito Mackenzie vai além da aquisição de conhecimentos musicais e do desenvolvimento da inteligência infantil. Como proposta conjunta, nessa mesma direção, foram desenvolvidas algumas atividades educativas utilizando-se a música como modo privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, quais sejam; seu desenvolvimento sensório motor, cognitivo, afetivo-musical, além do fortalecimento de relações pessoais, sociabilização. A elaboração teórica do trabalho requereu pesquisa na literatura abrangendo vários aspectos da educação musical que incluiu sua contextualização na história, na arte e na cultura, e a caracterização do Coralito Mackenzie, com seus programas e características. A questão-central norteadora ou o problema de pesquisa tange à contribuição que tais jogos e brincadeiras possam dar à educação musical infantil. Para comprovar a hipótese que aponta tais recursos como eficazes, realizou-se uma pesquisa de campo, com a participação de vinte e duas crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I do Colégio Presbiteriano Mackenzie, crianças de seis e sete anos, assim como uma atividade em que se produziram atividades musicais, desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras, utilizando-se nesse processo também a voz como instrumento inerente ao corpo, além da exploração de outras fontes sonoras. Utilizando-se da metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, efetuou-se a aplicação de questionários e entrevistas, cujas respostas obtidas foram tratadas com o emprego da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o processo de sensibilização e conscientização dos alunos para as questões musicais pode tornar-se mais eficiente com o emprego de atividades artísticas, didático-pedagógicas como o jogo e as brincadeiras infantis. Concluiu-se, ainda, que podem possibilitar mudanças de atitudes e comportamentos e ser um autêntico prolongamento da sala de aula, onde é possível desenvolver atividades coletivas musical.

Disciplina
Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Higienópolis
Localidade
Colégio Presbiteriano Mackenzie
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2007-2009
Localização Eletrônica
https://dspace.mackenzie.br/items/02329308-492a-4de0-9364-138553f0ae6b