A Nova Música Popular de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Guimarães, Antonio Carlos Machado
Sexo
Homem
Orientador
Antonio Augusto Arantes Neto
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1985.17630
Ano de Publicação
1985
Local da Publicação
Campinas
Programa
Antropologia Social
Instituição
UNICAMP
Página Inicial
1
Página Final
150
Descrição Adicional
O objeto desta dissertação é uma produção de música popular do começo dos anos 1980, "nova música" de São Paulo ou "vanguarda" paulista, termos que serviam para reunir, entre outros, os trabalhos de Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e dos grupos Rumo, Premeditando o Breque e Língua de Trapo. Dada a origem de diversos trabalhos - inicialmente todos tinham sido divulgados em circuitos universitários de música popular - tornou-se necessário que esta produção fosse posta em relação com um debate cultural próprio a este segmento. Por outro lado, o fato desta ser uma produção cultural dirigida ao mercado, obrigou que ela também fosse relacionada tanto a uma articulação crescente da indústria cultural no país, como a seus padrões de produção artística. Neste sentido, coube também uma análise do caso da produção "independente" de música. Ao final, é apresentada uma leitura de algumas canções destes artistas, onde os pontos anteriormente levantados se encontram ilustrados pelas canções.
Idioma
Português
Palavras chave
Manifestação artística
Cultura
Vanguarda paulista
Práticas coletivas
Música popular
Resumo
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 1980
Localização Eletrônica
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17630