Este trabalho aborda a trajetória de dois professores negros: José Rubino de Oliveira e Eunice A. J. Prudente. O primeiro, de seleiro em Sorocaba tornou-se professor da Academia Jurídica de São Paulo, no século XIX, em pleno período escravocrata. A segunda, nascida no século XX, filha de operários, torna-se a primeira professora negra da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, além de ocupar outros cargos de destaque. Nesse sentido, o trabalho objetivou identificar quais foram as estratégias empreendidas por esses sujeitos que lhes possibilitaram construir uma trajetória marcada por ascensão educacional e social. A fim de identificar quais foram as estratégias empregadas pelos dois professores, buscou-se reconstruir as suas trajetórias e para isso foram utilizadas, no caso do professor José Rubino, as obras dos memorialistas da Academia de São Paulo Almeida Nogueira (1907-1912) e Spencer Vampré (1977). Em relação à professora Eunice recorreu-se á entrevista. A análise dos dados revelou que tanto a professora Eunice como o professor José Rubino utilizaram um conjunto de estratégias como a de se valer da ajuda de terceiros, isto é, do capital social, a estratégia do concurso público, entre outras. Ao se analisar a trajetória inicial do professor José Rubino, ocorrida no século XIX, e da professora Eunice, ocorrida no século XX, constata-se que essas estratégias utilizadas por eles se mostraram suficientemente fortes, pois providenciaram que ambos chegassem a um certo momento de suas trajetórias de posse de um volume significativo de capital cultural e social que lhes renderam ascensão social. Os dados permitiram constatar também que todas as estratégias efetuadas pelo professor José Rubino (com exceção da entrada dele no seminário) foram utilizadas pela professora Eunice Prudente apesar de suas trajetórias estarem abrigadas em contextos diferentes. Essa constatação é importante porque sugere que algumas dificuldades (reveladas pelas estratégias utilizadas pelos dois sujeitos) enfrentadas pelo professor José Rubino, no passado, tem similaridade com as enfrentadas pela professora Eunice Prudente, no presente, como foi apresentado neste trabalho.
Negros e educação: as trajetórias e estratégias de dois professores da Faculdade de Direito de São Paulo nos séculos XIX e XX
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Cruz, Ricardo Alexandre da
Sexo
Homem
Orientador
Munakata, Kazumi
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação: História, Política e Sociedade
Instituição
PUC-SP
Página Inicial
1
Página Final
103
Idioma
Português
Palavras chave
trajetória de estudantes negros
negros e educação
São Paulo (SP)
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Séculos XIX e XX
Localização Eletrônica
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10729