Narrativas musicais: performance e experiência na música popular instrumental brasileira

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Cirino, Giovanni
Sexo
Homem
Orientador
Dawsey, Jonh Cowart
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.8.2005.tde-08082006-164103
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Antropologia Social
Instituição
USP
Página Final
290
Idioma
Português
Palavras chave
Etnomusicologia
Experiência
Identidade nacional
Música instrumental
Narrativa
Resumo

A presente dissertação aborda a música popular instrumental brasileira (MPIB) e sua atividade na cidade de São Paulo. A pesquisa visa identificar o conteúdo da MPIB como mediação da sociedade, bem como elucidar questões semânticas e de conteúdo em relação ao termo. Em outras palavras, o trabalho procura levar o leitor a uma das muitas paisagens sonoras da sociedade – paulistana e brasileira – através da “audição” da música instrumental. Abordamos a MPIB a partir de dois pontos de vistas: de um lado sua produção, apresentando algumas das circunstâncias de produção (fonográfica e ao vivo) e de outro, pela observação das lógicas internas às obras a partir de aspectos musicais como escalas, motivos, padrões rítmicos e de acordes, improvisos, formas, etc. Esta dupla abordagem é justificada porque a MPIB desarruma contextos semânticos ao colocar os elementos musicais em relações surpreendentes. Este é o empreendimento que produz a questão central deste trabalho. O intuito desta etnografia é investigar por um lado como as questões relativas à construção da identidade nacional se articulam na MPIB através dos elementos diferenciados que são arranjados dando expressão às tensões e contradições da sociedade brasileira, e por outro identificar alguns elementos na constituição das experiências que surgem no fazer musical. Para dar conta dessa problemática dividimos a dissertação em duas partes: a primeira contendo os dados empíricos advindos da pesquisa de campo, entrevistas e coleta de materiais da mídia, e a segunda parte contendo as discussões teórico-metodológicas sobre a etnografia do fazer musical e a problemática da experiência musical e seus significados no mundo contemporâneo.

Disciplina
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana de São Paulo
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-08082006-164103/pt-br.php