Mídia e Educação: o discurso da imprensa no debate das ações afirmativas para negros(as)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Ceres Marisa Silva dos Santos
Sexo
Mulher
Orientador
Delcele Mascarenhas Queiroz
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
Bahia
Programa
Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade
Instituição
Universidade do Estado da Bahia
Idioma
Português
Palavras chave
Ações Afirmativas
cotas
exclusão
racismo
eqüidade
Resumo

Essa dissertação buscou identificar o posicionamento da imprensa nacional sobre a adoção de sistemas de cotas de programas de Ações Afirmativas para ampliar o acesso de negros em universidades brasileiras. A partir de pesquisa quantitativa e qualitativa, foi possível fazer a análise crítica do discurso de 20% das matérias publicadas sobre o tema e identificar se a imprensa atuou no sentido do esclarecimento da população ou no sentido de reproduzir o racismo presente na sociedade brasileira. Observou-se, portanto, se a imprensa cumpriu com seu papel educativo e informativo. Delimitei o período de estudo entre janeiro e dezembro de 2001, tendo como fontes os jornais Folha de São Paulo (SP), Jornal do Brasil (RJ), O Globo (RJ) e A Tarde (BA). Meu interesse por essa pesquisa iniciou-se no ano de 2000, quando o tema ainda não era muito presente nos cenários midiático e político nacionais; restringia-se quase que absolutamente, ao interior do Movimento Negro Brasileiro. Os debates e embates sobre cotas e Ações Afirmativas tornaram-se mais cotidianos e acirrados a partir de 2001, quando o governo brasileiro adotou medidas visando à eqüidade entre negros/as e não negros/as, tendo como estímulo a realização da 3a Conferência Internacional de Combate ao Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Durban (África do Sul). Uma dessas medidas foi a implementação de cotas para aumentar a representatividade negros/as no Ensino Superior e nos concursos e licitações públicas. A iniciativa colocou o debate na ordem do dia e no âmbito nacional. Nem sempre conciliador e amistoso, esse debate tornou-se um divisor de águas entre os diversos segmentos da sociedade, levados a se posicionar contra ou a favor da iniciativa; ao mesmo tempo em que se associou àqueles que buscam desmascarar o ‘racismo cordial à brasileira’. Busquei observar o tratamento que a mídia impressa deu, no ano de 2001, aos debates sobre adoção de políticas específicas para a inclusão social, econômica e educacional do povo negro brasileiro, enfocando as posições ideológicas, racistas sobre o tema.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2001