Esta pesquisa situa seu objeto de estudo, a "mensagem fotográfica", no âmbito do jornalismo na campanha política à Prefeitura de São Paulo em 2012 e tem por objetivo a análise das tensões entre a denotação e a conotação. Trabalha com a hipótese barthesiana segundo com a qual as mensagens midiáticas desenvolvem sistemas conotados, de dupla significação, uma das quais a mensagem conotada oferece as categorias necessárias para a análise da imagem e do texto, e seus desdobramentos na mídia impressa que influenciam notavelmente a escolha do leitor/eleitor, sendo esta última questão a que justifica a proposta da dissertação. A principal contribuição do trabalho consiste na aplicação das categorias da "mensagem fotográfica" às publicações de mídia impressa de dois veículos midiáticos no contexto de uma campanha política. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, analítica e documental, de caráter qualitativo, mostrando como tais mensagens ultrapassam, pela conotação, os limites da informação denotativa. O corpus da pesquisa abrange as publicações dos dois jornais de maior circulação no país: O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, em seus registros inseparavelmente fotográficos e textuais das referidas campanhas. A fundamentação teórica para o campo da fotografia compreende a teoria barthesiana notadamente aquela proposta em Mitologias - exegeses de obras específicas do autor, como O Óbvio e o Obtuso, Câmera clara, "A Mensagem fogtográfica" e Aventura semiológica. Para o campo do jornalismo, exploramse as imagens introduzindo elementos de valorização significativos a respeito do tratamento jornalístico de tal campanha eleitoral, essencialmente centrado em mostrar as características definidoras da imagem global dos candidatos e dos partidos concorrentes, a intenção comunicativa de ambos os jornais no seu posicionamento ideológico que vai ao encontro da crítica em Mitologias
A mensagem fotográfica nas conotações jornalísticas da campanha política para Prefeitura de São Paulo em 2012
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Feitosa Filho, Ivan Gonçalves
Sexo
Homem
Orientador
Motta, Leda Tenorio da
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Comunicação e Semiótica
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Roland Barthes
Fotografia
Conotação
Mídia impressa
Campanha política
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2012
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4721