Esta pesquisa procura analisar e comparar as representações estéticas e etnográficas populares do Rio de Janeiro, nos filmes Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus e Orfeu (1999), de Cacá Diegues. Estes filmes são baseados na peça teatral Orfeu da Conceição (1954) escrita por Vinícius de Moraes, que é uma adaptação em forma de musical do mito grego de Orfeu, para a realidade das favelas cariocas. Estas visões são muito distintas pela diferença temporal da produção de cada filme, 1959 - 1999. Além disso, podemos destacar a diferença do olhar destes cineastas, tendo em vista que o primeiro filme é realizado através do olhar estrangeiro, enquanto o segundo possui o olhar de um cineasta brasileiro extremamente envolvido com a temática carioca. Através da contextualização histórica, da análise semiológica, etnográfica e comparativa das representações populares do Rio de Janeiro nestes filmes pretendemos verificar de que maneira estas imagens constituem o imaginário carioca, e de que forma são recebidas, interpretadas e reinterpretadas em âmbito nacional e internacional.
Imagens e representações etnográficas do Rio de Janeiro: as relações entre os filmes Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus e Orfeu (1999), de Carlos Diegues
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Cunha, Maryanne Seabra Teixeira da
Sexo
Mulher
Orientador
Medeiros, Rogério
Código de Publicação (DOI)
31001017089P9
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Artes visuais
Instituição
UFRJ
Página Inicial
1
Página Final
151
Idioma
Português
Palavras chave
Orfeu
Cinema brasileiro
Rio de Janeiro
Imagem
Resumo
Autor do Resumo
Autor
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1959-1999
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=919988