Geografia da internet no Brasil: redes técnicas e espaço

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Motta, Marcelo Paiva da
Sexo
Homem
Orientador
Egler, Claudio Antônio Gonçalves
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Geografia
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
internet
rede
Brasil
geografia econômica
Resumo

A presente tese visa reafirmar o papel do espaço no estudo das novas tecnologias de informação e comunicação (ntics). Parte-se da hipótese que as estruturas da internet reproduzem as desigualdades socioespaciais prévias, não constituindo um padrão de ruptura, apesar de, não raro, lhe ser atribuído um caráter revolucionário no qual o espaço é tido com anulado ou minimizado. Essa hipótese foi verificada em escala nacional, a partir da análise de três dimensões: a da oferta de informações online, mensurada pela geografia dos domínios de internet no país; a do consumo, ou a quantidade de acessos à internet domésticos e de pequenas e médias empresas nos municípios brasileiros; e a da infraestrutura física, tratada pela topologia dos backbones operados pelas firmas de telecomunicações..    Os domínios apresentam uma concentração bem marcada no território, sendo grosso modo, paralela à hierarquia urbana. Quando comparados às atividades econômicas, as metrópoles, sobretudo São Paulo, emergem como os centros mais importantes. A infraestrutura, a cargo principalmente de empresas privadas, espelha a capacidade de mercado de cada cidade, estando mais presentes nos maiores centros urbanos e nas regiões mais populosas e de maior demanda solvável. Os acessos correlacionam-se mais fortemente com a renda dos domicílios, com o pib dos municípios e com o nível educacional dos cidadãos. Os resultados nos levaram a confirmar a hipótese central..    A aplicação de um modelo aditivo generalizado (gam) a partir dos dados de acesso à internet e de pib municipal evidenciou o estado do paraná como centro de uma área onde esta correlação resulta em efeitos positivos muito acima do esperado. Partiu-se, então, para uma segunda hipótese: as demandas logísticas do agronegócio e a busca por atendê-las na ação do estado local, investindo em infraestrutura de telecomunicações, são responsáveis pela difusão da internet nesse espaço, enquanto ferramenta geoeconômica de valorização do território. O cruzamento do resultado do modelo com as relações entre sedes e filiais das firmas de agronegócio, entretanto, nos apontou que a hipótese secundária é plausível, necessitando de investigações específicas para sua confirmação plena.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
http://objdig.ufrj.br/16/teses/773302.pdf