A Escola Estadual Capistrano de Abreu - Guarulhos e a cartilha Sodré

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Alves, Laura Maria Fernandes Moreira
Sexo
Mulher
Orientador
Favero, Leonor Lopes
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
História das idéias lingüísticas
Educação em Guarulhos
Alfabetização
Cartilha Sodré
Linguística histórica
Resumo

Esta Dissertação situa-se na linha de pesquisa da História e Descrição da Língua Portuguesa. Tem, por tema, o estudo da História da Escola Estadual Capistrano de Abreu, em Guarulhos, no século XX, a descrição das origens dessa Escola, entre os anos de 1913 a 1950 e, por objeto de estudo, a Cartilha Sodré, por sua importância na Alfabetização dos alunos dessa Escola primária, na época da República. O objetivo geral desta pesquisa visa resgatar documentos da instituição do primeiro Grupo Escolar de Guarulhos, material a ser registrado e documentado, por pertencer à Memória da História da Educação dessa cidade. Especificamente: 1) examinar o acervo da Escola com relação ao corpo diretivo, no período de 1913 a 1950, através de documentos, depoimentos de ex-alunos e conversas informais, com a finalidade de complementar as possíveis lacunas desta pesquisa; 2) resgatar o memorial da Escola, em suas origens, no período delimitado para a pesquisa; 3) descrever e analisar a Cartilha Sodré, com a finalidade de conhecer o Método e o Processo utilizados na Alfabetização. Esta investigação está alicerçada por pressupostos teóricos da História das Idéias Lingüísticas. Quanto aos objetivos, os resultados obtidos pelas leituras do acervo apontaram que tanto a Direção quanto ex-alunos fizeram e/ou fazem parte da cidadania ilustre do Município, além de serem encontradas novas informações, registros, como o nome da Cartilha Sodré, relevante na Alfabetização, na República, na formação dos cidadãos guarulhenses. Logo, os objetivos apresentados foram cumpridos, satisfatoriamente. O procedimento metodológico utilizado foi o teórico-descritivo e dedutivo, sendo que os passos seguidos foram eficazes no direcionamento da busca por respostas. Não obstante, pode-se concluir que esta pesquisa precisa ter continuidade, pois a investigação realizada foi centrada em um período da História da Educação de Guarulhos.

 

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Guarulhos
Localidade
Escola Estadual Capistrano de Abreu
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1913-1950
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14508