A educação à distância como apoio à implantação de um trânsito cidadão: a experiência da cidade de São Paulo

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Kiefer, Josefina Giacomini
Sexo
Mulher
Orientador
Sanchez, Petra Sanchez
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Página Inicial
1
Página Final
432
Idioma
Português
Palavras chave
educação para o trânsito
educação a distância
cidadania
meio ambiente
Resumo

O presente estudo descreve e analisa os programas dos cursos ministrados a distância para a capacitação de professores, mediados por computador e internet. Esses programas foram desenvolvidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo-CET, como subsídio à construção de conhecimento e a realização de ações educativas com foco no tema trânsito e como proposta de educação não formal na formação de professores do Ensino Infantil ao Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos - EJA, no Município de São Paulo. Desde meados da década de 1970, a CET desenvolve programas presenciais de educação não formal, com a finalidade de disseminar conhecimentos e práticas que envolvam o compartilhamento do espaço público da cidade de São Paulo de forma cidadã e segura para todos. A partir de 2009, atenta ao contexto social e educacional que apresenta o uso cada vez mais frequente das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, a Companhia inicia estudos para a utilização desses recursos em seus programas educativos, culminando, em 2010, com a implantação do primeiro curso a distância, cujo público-alvo eram professores do Ensino Fundamental II e EJA. A partir dessa primeira experiência, que mostrou-se exitosa, foram desenvolvidos até meados de 2012 mais sete cursos; desse total, cinco eram voltados à capacitação de professores. Os objetivos específicos dessa pesquisa contemplam a investigação da percepção dos professores sobre a contribuição dos conteúdos dos cursos na modalidade de ensino a distância para seu aperfeiçoamento profissional e para o desenvolvimento de projetos relacionados com o trânsito em suas disciplinas, identificando as necessidades e expectativas apresentadas por eles; a análise e identificação de diálogos, na interface entre alunos e tutores dos cursos a distância, que demonstrem o envolvimento e participação do aluno na temática cidadania, meio ambiente e arte/educação e de que forma expressam a possibilidade ou o uso destes temas em suas práticas; a identificação da abordagem dos temas cidadania, meio ambiente e arte/educação nos projetos desenvolvidos pelo grupo de professores (as) participantes; a reflexão sobre o uso da educação a distância no que se refere à formação dos professores. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionário, entrevista via telefone e análise dos fóruns de discussão. O período compreendido foi de julho de 2010 a dezembro de 2012. A pesquisa apontou resultados bastante satisfatórios com relação à percepção dos professores sobre a estrutura dos cursos e a importância dos conteúdos oferecidos, indicando o uso dos temas abordados na elaboração de projetos nas unidades escolares. A análise dos diálogos entre alunos e tutores apresentam resultados que indicam a necessidade de melhorias, no sentido de melhor aproveitamento do espaço dos fóruns de discussão para a construção de conhecimento voltado à educação para o trânsito, cidadania, meio ambiente e arte educação.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2012
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2812481