Distinção, cultural do consumo e gentrificação: o Centro Cultural do Banco do Brasil e o mercado de bens simbólicos.

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Marco Estevão de Mesquita Vieira
Sexo
Homem
Orientador
Mariza Veloso Motta Santos
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
Brasília
Programa
SOCIOLOGIA
Instituição
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Idioma
Português
Palavras chave
POLÍTICA URBANA
CULTURA
CENTRO CULTURAL
Resumo

O trabalho analisa as condições de emergência dos centros culturais a partir do estudo de caso sobre o banco do brasil, principal instituição financeira do país e pioneira na criação de centros culturais corporativos. Estabeleceu o paradigma que passou a conduzir os processos de enobrecimento urbano dos centros metropolitanos brasileiros..a partir da história do banco do brasil e de sua ambigüidade de atuação, ora como agente de políticas publicas, ora como banco comercial, o trabalho analisa as estratégias desenvolvidas pela empresa para manter posição ante as perdas processadas com a criação do banco central e as ameaças de privatização decorrente da reestruturação capitalista da década de 1980 e do domínio do pensamento neoliberal. Identifica a série discursiva que moldou a invenção de suas tradições e as motivações para instalar um centro cultural na sua antiga sede no rio de janeiro..o sucesso do empreendimento possibilitou recuperar o centro histórico da cidade, fato que transformou o centro cultural banco do brasil – ccbb em âncora do corredor cultural, projeto de requalifacação urbana do rio de janeiro. Sob esse aspecto, o trabalho analisa as afinidades eletivas entre os interesses da empresa e do município e os resultados e as limitações do projeto de reurbanização carioca, suas conseqüências para o surgimento de processos semelhantes nas demais capitais brasileiras e os seus elos com os pressupostos da pós-modernidade a bem-sucedida ação da política urbana carioca levou as demais metrópoles brasileiras a exigir do banco do brasil igualdade de tratamento, dando início a uma disputa que levou a instituição a criar novos ccbb em são paulo e brasília. Nesse tópico, o trabalho analisa o processo de expansão dos ccbb e as novas orientações mercadológicas que lhe transformaram em moeda de troca. Estuda também a consolidação da era dos museus e centros culturais no brasil sob o conceito de distinção e do mercado de bens simbólicos e como conseqüência das ações para tornar as cidades elegíveis para investimentos e trânsito dos agentes da globalização econômica.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2005
Localização Eletrônica
https://repositorio.unb.br/handle/10482/2207