Tomando os sites de redes sociais como lugares para a autoapresentação dos atores sociais na vida cotidiana, o trabalho tem por objetivo entender como atores de cenas da música eletrônica paulistana e carioca se autoapresentam no Facebook. Tal recorte justificou-se, dentre outros aspectos, pelo intenso uso que os atores dessas cenas demonstraram fazer do site, sendo um agrupamento social que pode ser considerado early adopter do Facebook no Brasil. Buscamos problematizar os argumentos de uma série de autores que defende que os sites de redes sociais teriam trazido à tona ou potencializado sobremaneira a superexposição dos sujeitos e de suas intimidades na contemporaneidade, aliadas a uma busca incessante e indiscriminada por visibilidade. Partimos de três premissas teóricas que nos permitem entender os modos como os atores se auto-apresentam nos sites de redes sociais: 1) o conceito de autorreflexividade de Giddens; 2) o entendimento do consumo como produtor identitário e 3) as perspectivas de Goffman e dos interacionistas simbólicos sobre apresentação de si enquanto co-construção com a figura do “outro”. O aporte metodológico foi baseado principalmente na etnografia, através da realização de cinco entrevistas em profundidade com atores sociais das cenas aqui investigadas, além da observação participante de seus perfis no Facebook. Aplicamos ainda questionário online com perguntas abertas e fechadas via Facebook. Pudemos concluir que os processos de autoapresentação desses atores sociais no Facebook estão relacionados à performatização de determinados aspectos de suas identidades para públicos imaginados específicos, fazendo com que tenham de gerenciar cuidadosamente as impressões que desejam criar para sua rede de contatos, buscando manter ou, ao contrário, romper propositalmente com uma suposta coerência expressiva entre seus selves off-line e no Facebook e instaurando novos regimes de visibilidade na contemporaneidade.
Dinâmicas de autoapresentação em sites de redes sociais: performance, autorreflexividade e sociabilidade em cenas de música eletrônica
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Beatriz Brandão Polivanov
Sexo
Mulher
Orientador
Simone Maria Andrade Pereira de Sá
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Comunicação
Instituição
UFF
Idioma
Português
Palavras chave
Auto-produção
Facebook
Cenas de música eletrônica
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2009-2012
Localização Eletrônica
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