As construções residenciais verticais, promovidas por incorporadores, respondem por trinta e quatro por cento da área construída no município de São Paulo, constituindo elemento fundamental da sua paisagem urbana. Decisões quanto a projetos levam em conta o mercado imobiliário. Como os incorporadores analisam este mercado? Utilizam-se de conceitos de administração de marketing - orientada para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor - ou de metodologias de análise orientadas para o produto? Esta dissertação, a partir de entrevistas com agentes do mercado imobiliário, estuda o grau de adoção destes métodos de análise em um conjunto de projetos, possibilitando uma classificação de incorporadores, e identificação das diferenças resultantes em seus projetos. Os resultados indicam que os métodos tendem a agregar desempenho de vendas, e que existem fortes limitações para a adoção, mais ampla, de uma orientação para o consumidor. São discutidas implicações na arquitetura e no planejamento urbano.
Adoção de Métodos de Análise de Mercado Imobiliário nas Decisões de Projeto: estudo de caso dos incorporadores residenciais no bairro de Pinheiros no período 1994-1999
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Meyer, João Fernando Pires
Sexo
Homem
Orientador
Haddad, Emílio
Ano de Publicação
2001
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Estruturas Ambientais Urbanas
Instituição
USP
Página Inicial
1
Página Final
278
Idioma
Português
Palavras chave
construção civil
indústria
edificações
ocupação do solo
empreendimentos imobiliários
Resumo
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1994-1999
Localização Eletrônica
https://repositorio.usp.br/item/001212299