O objetivo deste artigo é analisar as diferentes estratégias utilizadas pela imprensa para narrar a conquista de quatro títulos na carreira do tenista Gustavo Kuerten (Guga). Para isso realizamos a análise das matérias publicadas no Jornal do Brasil referentes aos títulos do Aberto da França, Roland Garros, nos anos de 1997, 2000 e 2001; e a conquista da Copa do Mundo de Tênis realizada em Lisboa no ano 2000. Concluímos que as reportagens - na cobertura de 1997 - vinculam a imagem deste novo personagem a partir das linguagens já existentes na cultura esportiva nacional, buscam também desconstruir a imagem tradicional do tênis, visto por muitos como um esporte de elite, tornando a figura de Guga a imagem da identificação nacional, a saber é um moleque alegre tal como o povo é.
A Transformação do Tênis em fenômeno midiático no Brasil a partir de Guga
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Bartholo, Tiago Lisboa
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Soares, Antonio Jorge
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
2
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Tênis
Imprensa
Guga
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
França
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Portugal
Referência Temporal
1997-2001
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/47975