SERÁ QUE AINDA TEMOS “BRASILEIRAGEM”? UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA NIKE

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Vieira, Pedro Diniz
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
33
Ano de Publicação
2021
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Seleção brasileira
Futebol-arte
Identidade
Publicidade
Brasileiragem
Resumo

O artigo tem como objeto o anúncio principal da campanha publicitária “Vai na Brasileiragem”, produzida pela marca Nike para a seleção brasileira masculina de futebol nas vésperas da Copa do Mundo de 2018. O objetivo da análise do material foi interpretar o conceito de “brasileiragem” proposto pela marca, buscando identificar as continuidades e descontinuidades com narrativas históricas sobre o futebol brasileiro em suas relações com a identidade nacional.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2018
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/51545