As Rodas Culturais e a “Legalização” da Maconha no Rio de Janeiro

Tipo de Material
Outros
Autor Principal
Veríssimo, Marcos
Sexo
Homem
Código de Publicação (ISSN)
1981-3341
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.4000/pontourbe.2682
Título do periódico
Ponto Urbe - Revista do núcleo de antropologia urbana da USP
Volume
16
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Online
Idioma
Português
Palavras chave
Cultura Hip-Hop
Antropologia
Políticas Culturais
Lei
Moral
Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever alguns aspectos da atualização da chamada “cultura hip-hop” no Rio de Janeiro e sua região metropolitana através dos eventos aí conhecidos como Rodas Culturais. O autor, apoiado por uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (intitulado “O Aprendizado das Práticas Jurídicas”), há cerca de um ano empreende etnografia nestes espaços. Em algumas Rodas Culturais específicas, o uso da maconha (Cannabis sativa L.), embora proibido pela lei, ocorre com alguma tolerância por parte das forças policiais. Ao mesmo tempo, os consumidores de maconha e os empreendedores culturais que realizam os eventos constroem e difundem uma moralidade, etiquetas e práticas que visam sua reprodução como artistas e, eventualmente, consumidores de maconha. O ajuste é fino e sofisticado o bastante para permitir que ocupem o espaço público, se institucionalizem e propiciem a oportunidade de empreendermos estudos sobre as fronteiras sempre difusas entre o legal e o ilegal, o moral e o imoral etc.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
https://journals.openedition.org/pontourbe/2682