Desde a escolha recente do Brasil como sede para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, algumas ações que repercutiram no universo acadêmico e na mídia especializada nos motivaram a melhor abordar a seguinte questão: como a busca por patrocinadores dos chamados megaeventos esportivos pode afetar os usos comerciais e não comerciais de termos e símbolos a eles relacionados? Para a abordagem dessa problemática, propomos uma pesquisa qualitativa baseada em discursos do marketing esportivo, documentos oficiais e nas legislações nacionais e internacionais sobre o tema. Como resultados, indicamos a linha tênue entre os interesses comerciais e a liberdade de expressão, que pode tanto inviabilizar a produção de megaeventos quanto restringir a utilização de símbolos e termos presentes na cultura esportiva internacional.
Proteção à marca versus liberdade de expressão?: Discursos emergentes a partir dos megaeventos esportivos no Brasil
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Almeida, Bárbara Schausteck de
Sexo
Mulher
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
18
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Esporte
Megaeventos
Proteção
Marketing Esportivo
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2008-2011
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/48402