Analisa as experiências educacionais afro-baianas desenvolvidas em Salvador, Bahia, que têm buscado alterar o quadro descrito por diversos estudos, que apontam para a existência de desigualdades raciais, problemas de identidade, evasão, repetência, etc, que atingem de modo mais agudo os estudantes afro-brasileiros. Foram selecionadas duas experiências que envolvem reforma curricular, uma ocorrida nos anos 80 - a inclusão da disciplina Introdução aos Estudos Africanos na rede estadual de ensino público e privado -, e a outra que está em andamento nos anos 90 - o curso Profissionalização para a Cidadania. As perguntas chaves são: i) que concepção de raça e racismo tem sido utilizada pelos idealizadores desses projetos; ii) que concepção de raça e racismo é compartilhada entre os jovens/adolescentes; iii) como eles definem o negro, fazendo que tipo de associações, com presença de que estereótipos; iv) como eles definem a si mesmos, quais os seus projetos de vida pessoal e profissional; v) o que eles consomem; vi) como eles encaram a criação de oportunidades educacionais voltadas especificamente para a população em idade escolar negra; vii) como eles interpretam a relação entre raça, e outras formas de dominação/divisão. A partir desse estudo, a autora espera precisar melhor que tipo de educação pluricultural está sendo proposto pelos segmentos que promovem tais projetos de intervenção, de que maneira estes têm contribuído para diminuir ou acabar com o racismo.
Educação Pluricultural e Anti-Racismo em Salvador: algumas experiências de reforma curricular nos anos 80 e 90
Tipo de Material
Outros
Autor Principal
Silva, Paula Cristina da
Ano de Publicação
1996
Local da Publicação
Caxambu ^b ANPOCS
Descrição Adicional
XX Encontro Anual da ANPOCS/Caxambu/MG
Idioma
Português
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Salvador
Brasil
Habilitado
UF
Bahia