Caminhando sobre fronteiras: o papel da educação na vida de adultos migrantes Fernando Frochtengarten São Paulo: Summus Editorial, 2009, 169p.

Tipo de Material
Resenha
Autor Principal
Dornelas, Sidnei Marco
Sexo
Homem
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
22
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
São Paulo
Migração
Experiência migratória
Resumo

Este livro tem como tema de fundo o relato da experiência de uma relação vivenciada na educação de jovens adultos em sua condição de migrantes de origem rural na cidade de São Paulo. Originalmente esse trabalho foi apresentado como tese de doutoramento em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Porém seu escopo vai além desse enquadramento acadêmico, pois se trata de uma reflexão que se embasa em uma experiência real, vivida cotidianamente em sala de aula e nos espaços do Colégio Santa Cruz, na zona oeste da cidade, onde o autor exerceu sua função de professor nas aulas noturnas do supletivo frequentadas pelos migrantes estudantes. A partir dessa experiência, o autor inicia uma trajetória em que se articulam o relato do vivido em seus relacionamentos com “a reflexão disciplinada sobre os diversos lugares ocupados pela escola ao longo da história de vida” (p. 21) de um grupo determinado de estudantes migrantes, originários de uma mesma região, entre Minas Gerais e Bahia. […]

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/910