Música e vida social: sentidos do festival de inverno de Campos de Jordão para músicos da comunidade local

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Siqueira, Andrea Siomara de
Sexo
Mulher
Orientador
Andriolo, Arley
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.47.2009.tde-15122009-124333
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Psicologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Psicologia Social da Arte
Psicologia Social da Música
Música e Vida Social
Festival de Inverno de Campos do Jordão
Turismo Cultural
Resumo

O objeto dessa pesquisa é o processo de significação construído acerca do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão nas vivências sociais de músicos da comunidade local. Sabemos que o festival é um evento artístico e cultural que envolve diferentes instituições e pessoas, e pode ser estudado por diversos ângulos. Aqui nos interessa observá-lo a partir de um estudo psicossocial com os seguintes objetivos: 1. Compreender as significações do evento neste público específico; 2. Refletir sobre as relações estabelecidas entre os sujeitos e o Festival. A Psicologia Social da Arte contribui na compreensão dos meandros da vida social através do olhar e da escuta às vivências que pulsam nas relações dos sujeitos com a arte. Desnaturalizando o conceito de social, compreendido por muitos como simples sociabilidade, a Psicologia favorece a compreensão dessas relações quando toma por objeto o social como um campo problemático que possui uma historicidade e que é forjado a partir de uma configuração específica de práticas que variam de acordo com as características de cada coletividade humana. Campos do Jordão é uma cidade brasileira que apesar de apresentar níveis de riqueza elevados, não é capaz de atingir bons indicadores sociais. É uma cidade de paradoxos: casas, condomínios, hotelaria e comércio de luxo por um lado; casebres, morros e encostas habitadas irregularmente, 80% da população com renda de até 05 salários mínimos de outro. Está entre as cidades brasileiras onde as diferenças sociais são mais claramente perceptíveis. Os resultados apontam para a ausência de relações formais entre os músicos e o Festival uma vez que nenhum deles chegou a participar como músico. Entretanto essa ausência não é vazia. Ao contrário, ela é permeada de significados como tristeza, ressentimento, distanciamento, mas também intercalada de esperança e desejo de participar e se apropriar como sujeito atuante. As reflexões apontam para a necessária mudança de atitudes, de nosso olhar, frente às formas como a arte e a produção artística são organizadas em nosso país para que em breve haja muitos exemplos e trabalhos que contemplem a transformação social através do viver artístico.

Referência Espacial
Cidade/Município
Campos do Jordão
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-15122009-124333/pt-br.php