“Por acaso eu não sou uma mulher?” Interseccionalidade em Luedji Luna e na cena musical de Salvador

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Gumes, Nadja Vladi
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Garson, Marcelo
Argôlo, Marcelo
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
1809-4449
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.1590/18094449202300670004
Título do periódico
Cadernos Pagu
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Campinas
Página Final
19
Idioma
Português
Palavras chave
Cenas musicais
Interseccionalidade
Racismo genderizado
Resumo

Neste artigo,trazemos o estudo de caso do álbum visual da cantora e compositora Luedji Luna, Bom mesmo é estar debaixo d'água(2020),com o objetivo de avaliar a contribuição das mulheres negras feministas para a atual cena musical de Salvador. Ao fazerparte da rede de música diaspóricado Atlântico Negro,essa cena, que vem se renovando desde 2009, é por nós chamada de cena afrolatina. Mobilizandonoçõescomo interseccionalidade, racismo genderizado e cenas musicais, este trabalho busca pensar o conceito de cena musicala partir de um diálogo com questõesde raça e gênero em uma perspectiva decolonial, o que nos permite compreender as visibilidades e invisibilidades de fenômenos culturais urbanos e contemporâneos em cidades negras e latinas como Salvador.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Salvador
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
2009 - 2023
Localização Eletrônica
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8673797/32067