Música, educação e sociedade: uma história de jovens instrumentistas em Campinas (SP)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Cordovio, Fernando Costa
Sexo
Homem
Orientador
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Ano de Publicação
2013
Local da Publicação
Campinas
Programa
Educação
Instituição
Unicamp
Página Inicial
1
Página Final
215
Idioma
Português
Palavras chave
juventude
educação não-formal
música instrumental
história oral
Resumo
O presente trabalho versa sobre sentidos e significados relativos aos processos educativos experenciados por jovens músicos instrumentistas na trajetória
do Instituto Anelo, na cidade de Campinas, São Paulo. Articula as possibilidades da perspectiva da música instrumental como construção contra hegemônica e as relações com
o campo da Educação Não Formal. A metodologia utilizada na pesquisa foi a História Oral. Fundamentou-se nas narrativas de quatorze jovens que participaram em diferentes momentos
do projeto aqui estudado. Buscou-se a compreensão daqueles significados a partir das narrativas (co)construídas com os colaboradores durante a pesquisa. As conclusões apontam
para uma multiplicidade de sentidos relacionados tanto ao gênero música instrumental, quanto aquele campo educativo. Destacam-se: a constante atuação dos jovens pela garantia
de acesso a bens culturais e simbólicos; o sentido de uma construção coletiva, bem como as contradições presentes nos significados expressos por eles em seu intento de combate
à exclusão social imposta pela hegemonia neoliberal e a existência e circunscrição das ONGs como parte dessa ideologia.
Referência Espacial
Cidade/Município
Campinas
Localidade
Instituto Anelo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://www.academia.edu/107803330/M%C3%BAsica_educa%C3%A7%C3%A3o_e_sociedade_uma_hist%C3%B3ria_de_jovens_instrumentistas_em_Campinas_SP_