Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Veiga, Tânia Gerbi
Sexo
Mulher
Orientador
Estefânia Krotz Canjaçu Frafa
Ano de Publicação
1991
Local da Publicação
São Paulo
Programa
História
Instituição
PUC/SP
Página Inicial
1
Página Final
196
Descrição Adicional
Resumo: A pesquisa objetiva analisar a importância econômica da primeira via férrea construída e inaugurada em solo paulista (1867) - a São Paulo Railway, uma empresa acionária de capital inglês, sediada em Londres no séc. XIX. Alguns problemas barravam a expansão da lavoura cafeeira: fretes caros, falta de capitais para modernização dos transportes e falta de mão-de-obra. Após o fim do tráfico de escravos, há um incremento da imigração européia como a liberalização de capitais para serem investidos no país. A este imigrante, a terra - sua aquisição - é barrada através da lei de terras de 1850. Paralelamente, ocorriam transformações no capitalismo mundial que permitiram a organização de empresas de grande porte - através da associação de capitais. A empresa típica desta nova fase capitalista é a via férrea, como a São Paulo Railway. No Brasil, as necessidades da lavoura cafeeira geraram grandes investimentos incentivados pela construção da ferrovia estudada, que monopolizou o transporte entre o planalto e o porto. Estes capitais eram oriundos da própria cafeicultura e foram aplicados na melhorias de transportes e dos serviços urbanos, transformando profundamente a organização das cidades perpassadas por essa estrada pioneira.
Idioma
Português
Palavras chave
transporte
desenvolvimento econômico
migração
comércio
capitalismo
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1867 em diante