Trem, terra e trabalho: a São Paulo Railway

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Veiga, Tânia Gerbi
Sexo
Mulher
Orientador
Estefânia Krotz Canjaçu Frafa
Ano de Publicação
1991
Local da Publicação
São Paulo
Programa
História
Instituição
PUC/SP
Página Inicial
1
Página Final
196
Descrição Adicional
Resumo: A pesquisa objetiva analisar a importância econômica da primeira via férrea construída e inaugurada em solo paulista (1867) - a São Paulo Railway, uma empresa acionária de capital inglês, sediada em Londres no séc. XIX. Alguns problemas barravam a expansão da lavoura cafeeira: fretes caros, falta de capitais para modernização dos transportes e falta de mão-de-obra. Após o fim do tráfico de escravos, há um incremento da imigração européia como a liberalização de capitais para serem investidos no país. A este imigrante, a terra - sua aquisição - é barrada através da lei de terras de 1850. Paralelamente, ocorriam transformações no capitalismo mundial que permitiram a organização de empresas de grande porte - através da associação de capitais. A empresa típica desta nova fase capitalista é a via férrea, como a São Paulo Railway. No Brasil, as necessidades da lavoura cafeeira geraram grandes investimentos incentivados pela construção da ferrovia estudada, que monopolizou o transporte entre o planalto e o porto. Estes capitais eram oriundos da própria cafeicultura e foram aplicados na melhorias de transportes e dos serviços urbanos, transformando profundamente a organização das cidades perpassadas por essa estrada pioneira.
Idioma
Português
Palavras chave
transporte
desenvolvimento econômico
migração
comércio
capitalismo
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1867 em diante