Teoria da Localização: análise crítica a partir de evidências empíricas no estado de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Azzoni, Carlos Roberto
Sexo
Homem
Orientador
Leme, Ruy Aguiar da Silva
Ano de Publicação
1982
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Economia USP
Instituição
USP
Página Final
202
Idioma
Português
Palavras chave
industrialização
localização
regionalização
Resumo

Este estudo lida com as decisões sobre localização feitas pelos "enterpreneurs" e gerentes das companhias que estabeleceram novas plantas industriais no Estado de São Paulo, Brasil, entre 1977-1979. Cerca de 580 dessas plantas foram examinadas em 1980 com o objetivo de descobrir o importante "push and pull" dos fatores de localização para as diferentes categorias da nova planta e o processo de tomada de decisão, e para avaliar a experiência das plantas em sua nova localização. O objetivo deste estudo é usar os resultados do survey para investigar a maneira pela qual as decisões foram obtidas (ou seja, a quantidade e a qualidade da informação reunida, a "extensão de tempo" do processo de decisão da localização e a extensão geográfica da análise, assim como os métodos utilizados para analisar e interpretar as informações) e os fatores de localização mais importantes para a decisão. Os resultados sos surveys similares precedentes têm sido usados para criticar a "Teoria da Localização" na medida em que mostram importantes discrepâncias entre as suposições e hipóteses dessa Teoria. O estudo, então, conclui com a discussão da relevância das descobertas para a crítica "Teoria da Localização". No primeiro capítulo, algumas das características mais importantes dos modelos de localização são apresentados, com ênfase no comportamento "attibuted" ao agente econômico. Algumas críticas são discutidas e algumas perspectivas alternativas analisadas. A parte empírica da tese analisa o processo de tomada de decisão entre as firmas na amostra, assim como os "pull factors" citados como os dois mais importantes para a decisão. Um grupo de oito variáveis é usado para representar o processo de decisão (número de regiões e sub-regiões consideradas, a extensão do tempo, informação usada - duas variáveis -, análise das informações coletadas - três variáveis). Após considerar os resultados em termos absolutos, as variáveis de localização são desagregadas de acordo com 13 características das empresas (tamanho, localização, autonomia, características de construção - 3 variáveis -, tecnologia, evolução das vendas, tipos de estabelecimento, pressão na decisão, direção e extensão do movimento e a importância dos custos do transporte no produto). A estes dois grupos de variáveis foi aplicada uma técnica estatística chamada "Análises de Correspondências", objetivando a descrição do "comportamento das variáveis" com as diferentes características das empresas. A importância dos vários fatores de localização é considerada na definição da região, da cidade (município) e do lugar. Em cada caso, a variação da importância desses fatores é consideração em relação às características das empresas. Os resultados mostram que as empresas estudadas geralmente decidem sem uma análise muito cuidadosa, e que o procedimento locacional varia de acordo com suas características. Assim como os fatores de localização são importantes, a evidência indica que o acesso e o trabalho são os mais importantes fatores locacionais; de outro lado, as razões pessoais têm um papel importante em outros casos. A relevância das descobertas para a crítica da "Teoria da Localização" é discutida no capítulo final. É argumentado que a importância assinalada pelos "enterpreneurs" aos vários fatores de localização parcialmente confirma a ênfase dada aos custos de trabalho pela "Teoria da Localização". De outro lado, o processo de tomada de decisão desenvolvido pelas empresas pode ser considerado distante do que seria compatível com a racionalidade. Discute-se que a relevância destas descobertas nesse tema é muito limitada, sendo necessário considerar a relevância da localização para a manutenção das empresas e a possibilidade de "adaptação pelo" e/ou "adaptação ao" sistema a longo prazo.

Autor do Resumo
URBANDATA-Brasil
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1977-1979
Localização Eletrônica
https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=29823&view=detalhes